Cachoeiras Veredas

CACHOEIRAS VEREDAS

Assim como as cachoeiras do prata, este passeio inclui a  visita a um complexo de cachoeiras, ao todo 5 ou 6. Além de um imenso cânion de até cem metros nas rochas contando a maior cachoeira da cidade, de quase 80 metros.

ACESSO:
 

O local é um dos mais próximos da cidade, e você terá de dirigir apenas 9 km para acessar o começo da trilha. Isso contribui muito para o passeio porque não é necessário gastar tanto tempo com o deslocamento de carro e ajuda a sobrar mais tempo para as trilhas.  As cachoeiras ficam dentro da Pousada Veredas e as estradas de chão estão em boas condições para a maioria dos carros populares.

A TRILHA:
 

Há varias maneiras de aproveitamos as trilhas do complexo veredas, se você for um trilheiro, pode aproveitar o local para explorar um tipo de passeio mais autônomo, autoguiado e um passeio que passe por cada uma das quedas, sejam elas difíceis ou não. Se fizer assim, é possível andar muitos e muitos quilômetros dentro das trilhas, talvez até 15 km somando tudo.

Mas se preferir apenas um passeio tranquilo pode escolher visitar mais estrategicamente as cachoeiras mais famosas como a Poço Encantado ou a Toca da Onça.

Porém em todas as opções será necessário ao menos um pouco de disposição para subir os primeiros quilômetros da trilha. Sim ! Subir significa que o primeiro trecho da trilha inclui uma subida de pouco menos de 1 km.

A subida é um dos pontos mais bonitos do percurso,  possível ver Cavalcante ao fundo dali e as serras da região. As cachoeiras começam ao final da trilha, em um altiplano. Na sequência são: Poço Encantado, Toca Da onça, Véu de Noiva. Ao todo você vai caminhar até 5 km de subida se desejar ir até a Véu de Noiva ou então aproximadamente 2 km se preferir ficar na primeira delas. Poço Encantado.

As outras cachoeiras que compõem o complexo estão fora desta linha reta da trilha, e é preciso desviar e voltar ao trajeto principal para acessá-las. São elas: Veredão (apxomidamente 80 metros de altura), Veredinha (com vista para o vale) e Escondidinha.

CACHOEIRA VEREDÃO
 

É uma das cachoeiras mais singulares da região, e ainda assim, pouco comentadas. A cachoeira do Veredão fica fora da trilha principal das outras atrações, antes de subirmos para as primeiras cachoeiras é necessário seguir a estrada de carro até o fim e começar o caminho (trilha) margeando o rio. É um caminho unicamente de pedras, na encosta do cânion. Ao todo andamos quase 1,5 km até acessar a cachoeira no final.

 

Por conta de processo de erosão milenar, os blocos de pedras de toneladas de quilos foram sendo depositados às margens do rio,  formando um caminho exótico e bem aventureiro para chegar até o final. Quando a trilha acaba, a cachoeira do veredão aparece alojada no meio do cânion, de estilo altamente selvagem e de porte colossal. O poço para banho é generoso e tem cor ferruginosa, assim como as águas misteriosas do rio Veredas.

Vale lembrar que este percurso do Veredão é altamente contraindicado em dias de chuva, por conta do perigo de enchentes e trombas d’água neste local.

CHAPADA LIVRE

INFORMAÇAO PARA VIAJANTES NA CHAPADA DOS VEADEIROS E CAVALCANTE - GOIÁS
 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now